quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vacina da SIDA «à vista»




Foi desenvolvida uma vacina capaz de reduzir em 31 por cento o risco de contaminação pelo vírus da SIDA – o HIV.

Investigadores americanos e tailandeses são os responsáveis por este ensaio, que poderá, pela primeira vez, resultar num fármaco que seja capaz de travar a doença.


"Estes resultados indicam que o desenvolvimento de uma vacina para travar a sida é eficaz, segura e é possível", referiu o coronel Nelson Michael, director da divisão de retrovirologia do instituto de investigação norte-americano Walter Reed.



A vacina resultou da combinação de Alvac HIV e Aidsvax B/E, duas vacinas anteriormente testadas, mas que não se tinham revelado eficazes quando aplicadas isoladamente. Esta foi testada em 16 mil voluntários de duas províncias tailandesas, cuja exposição ao risco de contaminação foi considerada semelhante à média.

O resultado do estudo foi anunciado na capital tailandesa pelos elementos do grupo envolvido na investigação: o Exército dos Estados Unidos, o Ministério da Saúde da Tailândia e o Instituto Fauci, Sanofi-Pasteur e Soluções Globais para Doenças Infecciosas.

Este ensaio é considerado, até ao momento, como o mais importante jamais realizado com o intuito de desenvolver uma vacina contra a SIDA. "É um avanço científico muito importante porque nos dá a esperança de que, no futuro, possa ser desenvolvida uma vacina para o mundo inteiro", frisou um dos responsáveis pela investigação.

As conclusões do estudo foram apresentadas no dia 20 de Outubro (2009), numa conferência internacional dedicada à vacina da SIDA, realizada em Paris.


(DADOS REFERENTES AO ANO 2009)

Texto retirado de: CiênciaHoje

Espaço Multimédia

Espaço Multimédia

Do they know it's christmas Live aid 1985 london LIVE AID

África - Desigualdades

"Malária" video em português

"Malária" ----- transmissão (visualização animada)